domingo, 18 de maio de 2014

Tagima T635, a lenda.

Pois bem, o conteúdo contido nesse blog não é de forma alguma para denegrir ou ofender alguém, é apenas para uso didático, alertando sobre alguns problemas ou situações encontradas na música.




A guitarra em si é uma modelo já consagrado da marca, muito consagrado na década de 90, quando ainda tinha o Sr. Seizi Tagima nas entranhas de suas fábricas, rs.
Então por algum motivo desconhecido o mestre japonês decidiu parar a produção do modelo por algum tempo, mas tudo tem um fim, chegado o fim desse jejum de T635 a fábrica voltou a todo vapor a fazer o tal modelo consagrado.
Pois bem, muita água passou por baixo da ponte, a Tagima mudou seu headstock, mudou alguns componentes de hardware da nova reedição do modelo, e vinha com a proposta desafiadora ao mercado competitivo de que iria fazer 100% da produção dessas guitarras nas terras Tupiniquim, o Brasil .
Aconteceu que a guitarra ficou com esse headstock.


É, um bico de papagaio, esse é um dos headstocks da nova edição da 635.
A Tagima teve um grande "problema" ao fazer um marketing incisivo de seus produtos, em especial ela, a consagradinha do Brasil.
Com esse marketing pesado, os planos de fazer uma guitarra 100% em Terras Tupiniquins foi por água abaixo, pois a demanda de produtos era tanta, a guitarra caiu tanto no gosto da galera que não conseguiam mais manter a produção no Brasil, partindo assim para a Ásia, mais precisamente, CHINA.
Mas o por qual motivo, obviamente lá a mão de obra é mais barata e a produção é feita em quantidades maiores, sendo assim partiram e mudaram o headstock das 635 chinesas.
Abaixo o chinês, sem o Hand Made in Brazil abaixo do Logo.
Mudando também a fonte de escrita.


Mas senhoras e senhores, esse não foi a única diferença, além disso as brasileiras vem com número de série, e as chinesas nem a data de fabricação, a placa de metal que une o corpo ao braço também, a da chinesa era lisa.
E a da brasileira vem marcado a laser, provavelmente o logo da marca.

Mas toda a produção está na Ásia?
-Não, temos uma pequena parcela de Hand Made in Tupiniquim sendo feitas aqui, fiquem felizes.
Mas está difícil de achar em lojas por aqui, eu tive a sorte de adquirir um modelo desses, porém Made in Brazil mesmo, e peguei uma outra chinesa, a azul ali das fotos. Coloquei ambas lado a lado e percebi além da estética o timbre. Baaah, que timbre a brasileira, arrisco dizer que é muito melhor que umas Mex por ai.
Creio que a ideia inicial da Tagima ao transferir a produção para a Ásia não era passar a perna em ninguém, e sim atender todos os pedidos inúmeros da T635. Isso vai muito além do desejo de ter uma guitarra totalmente fabricada em nossas terras, isso creio eu que seja devido a questões administrativas, pensando pelo lado de que a marca foi vendida, é de fato aceitável, já que não pode-se fazer nada.



7 comentários:

  1. dae brother,mas as carecteristicas,madeiras ,e,t,c,sao as mesmas que as nacionais??? pesquisei muito e nao vi,mas nada dessas guitars serem chinesas,hoje tem um video no you tube que mostra o luthier,na producao das 635,e nao esta la o hand made......se der me ajuda!! abs

    ResponderExcluir
  2. As t635 brasileiras são feitas de Marupá no corpo e marfim no braço.
    O Marupá é uma madeira típica do Bradil.
    No caso das T635 chinesas, elas são produzidas em Alder, madeira comum daquela região e o braço em maple.
    As melhores madeiras estão aqui como o jacarandá baiano etc.
    Resumindo: A sonoridade e a qualidade das T635 brasileiras são superiores em relação as chinesas.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de adquirir uma T635 Made in Brasil com número de série e bico de papagai ...porém não tenho certeza quanto ao ano ou qual o Luthier que a fez ..como posso tirar essas dúvidas sendo que no site da Tagima não tem como localizar a opção de número de serie.....no restante ele é igual a sua Made in Brazil...com chapinha gravada , tarrachas blindadas , cavidade trazeiras iguais a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe paguei 600 pilas, pq o cara tava no aperto...só mais uma coisa o braço não tem a listra ....no restante ela está impecável

      Excluir
    2. Cara pra ver o ano basta desparafusar o braço que você terá acesso ao ano e à assinatura do luthier.

      Excluir
  4. Alguém pode por favor me dar informações da tagima T752?

    ResponderExcluir