domingo, 18 de maio de 2014

Base para um bom instrumento, madeiras!

Olá, galera. Vamos ao primeiro post do Blog, o Guitar Crazy.

Todo bom músico ou luthier sabe que um bom instrumento começa com boas madeiras antes muitas vezes de escolher o Hardware ( Captadores, ponte e tarrachas).
Temos aqui uma lista de algumas madeiras muito usadas por luthier's e fabricantes, fiquem ligados!

Abaixo estamos vendo o marupá, madeira usada principalmente em corpos de guitarra, estando presente em instrumentos custom shop até fábricas como a Tagima.


Além do marupá, temos o Alder, usado por diversas marcas consagradas na construção de corpos.


O basswood, geralmente encontrado em guitarras de preço mais acessível, como Condor, Memphis, Eagle e etc...



Após alguns exemplos, temos também o Mogno, esse sim, temos muito o que falar dele, muitas pessoas acham que mogno é tudo a mesma coisa, dizendo a grosso modo, sim, são todos da mesma "Família", mas você sabe que existem mais de 20 espécies diferentes de mogno, né?
Pois bem, eu também fiquei assustado, confesso, mas encontramos geralmente 2 espécies nas guitarras fabricadas em Custom Shop e Fabricação de grandes quantidades. O mogno geralmente usado em modelos como SG, Les Paul e Flying V. Mas isso não te impede de fazer ou mandar uma Tele ou Strato de Mogno, tenha isso em mente, na música toda tentativa de buscar ou explorar um timbre diferente é SEMPRE válida.


Corpo de uma Strato em Mogno Brasileiro, hoje por questões ambientais não se é tão fácil de comprar mogno para a utilização em quaisquer meios de produção. Conversando com meu avô, o coroa me surpreendeu dizendo que antigamente (20,30 anos atrás) era possível ir em qualquer serraria e adquirir por uma pechincha uma grande quantidade, me falou isso sorrindo, lembrando dos bons e velhos tempos.
Mas citei que são usadas duas qualidades de mogno, porém vocês viram somente uma delas por enquanto, pois bem, chegou a hora da segunda espécie, o mogno africano, esse não é tão consagrado por aqui, é usado em algumas linhas de violões da Tagima, encontramos eles nos Dallas, Vegas e Kansas, entre outros.

Colocando em Stand By por enquanto as madeiras de corpos, vamos por último e não menos importante o braço do instrumento, pois depende dele também o Sustain final do projeto.
Pois bem, muitos músicos no início de meus estudos me falaram que a madeira quanto mais escura, melhor para a construção e o resultado do timbre do instrumento, mas vemos que não é vero, pois temos ai o maple sendo usado pela Fender desde os primórdios da Telecaster, e é usado até hoje, em Stratos, Teles e algumas linhas acústicas utilizam a madeira de aspecto claro, o Maple.

Braço fender em maple de uma American.
Madeira com um Agudo típico, lembrando de primeira o som mais vintage das Tele e Strato.

Temos também o Rosewood na escala, madeira de aspecto escuro e muito poroso.

Detalhe do contraste do maple e a escala mais escura, essa construção é muito interessante, pois ao meu ver da um certo equilíbrio entre graves e agudos em alguns modelos. Construção também usada pela Fender, Tagima, Squier, Condor, Memphis e etc...Em fim, sendo usada desde marcas que ganham destaque pela qualidade e marcas que são mais lembradas pelo custo mais acessível.

Temos além disso o Marfim, madeira muito parecida tanto em timbre quanto visualmente com o maple.
Certa vez até em uma aula eu lembro que eu e meu professor tentamos ver a diferença imperceptível do Marfim das nossas guitarras com o maple de uma Ibanez dele, foi muito louco, fiquei mais confuso ainda, até pesquisar bem sobre ambas madeiras.


Dando destaque a essa linha da Tagima por usar o Marfim na composição de todo o braço, sendo ele One Piece, traduzindo, Uma Peça...

Pois bem, chegamos ao final desse post, espero muito que tenham gostado desse breve resumo, fiquem ligados no nosso blog e teremos outros posts interessantes em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário